A AEARB nasceu como Núcleo dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante – NEARB, no dia 19 de outubro de 1983, sendo este núcleo de profissionais filiado a AEAMS – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul.
Foi fundada com o intuito de defender os interesses dos profissionais engenheiros agrônomos, assim como, promover o aperfeiçoamento e a integração dos associados. Em 1986 o estatuto da NEARB, foi registrado, e deu-se inicio á realização de cursos técnicos e palestras sobre as culturas de feijão, arroz, milho, soja, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas.
No ano de 1987 a NEARB transforma-se em AEARB – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante, através das alterações ocorridas no estatuto da AEAMS.
Em 1989 através de um projeto da Câmara Municipal de Vereadores e por decreto assinado no dia 18 de setembro, pelo então prefeito Donato Lopes da Silva, a AEARB é declarada entidade de Utilidade Publica Municipal.
No ano 1993 a AEARB dedicou-se a várias atividades técnicas ressaltando encontros da cultura do feijão e a realização do I Simpósio do Arroz Irrigado.
O II Simpósio do Arroz Irrigado, que definiu uma forte retomada nas atividades dos profissionais, foi realizado em 12 e 13 de junho de 1996 e destacado em 1997 como uma das maiores realizações da entidade devido ao alto nível dos diversos cursos e palestras.
Em 1998, ano que foi realizado o 3º Simpósio de Arroz Irrigado, também foi marcado pela criação da ARARB (Associação das Revendas de Agrotóxicos de Rio Brilhante), na qual a AEARB teve papel fundamental. Ainda, naquele ano, em parceria com o CREA MS instalou-se um escritório deste conselho no município, fato que permitiu, com empenho da AEARB, maior agilidade nos serviços oferecidos pelo conselho à todos os profissionais do sistema CONFEA/CREA.
Sempre na vanguarda de eventos voltados ao desenvolvimento tecnológico da agricultura, a AEARB realizou em 2002 o Simpósio de Milho Safrinha, em 2004 realizou o IV Simpósio do Arroz Irrigado.
Considerado um marco em termos de organização, a AEARB sediou, também em 2004, o 17º Torneio de Integração Agronômica – TEIA. O evento que é realizado anualmente desde ano de 1988 pela AEAMS e organizado por uma associação regional. Durante o TEIA ocorrem competições de futebol, vôlei feminino e truco, com o objetivo integrar e desenvolver a amizade entre os engenheiros agrônomos do nosso estado.
Ainda, no ano de 2004 foi inaugurada a sede própria da entidade situada na Av. Lourival Barbosa, 2034, tornando-se a primeira entidade classista de engenheiros agrônomos do estado a possuir instalações próprias. A partir de então intensificaram-se as atividades técnicas, sendo realizadas, na maioria das reuniões da AEARB palestras técnicas para os associados.
Em 20 e 21 de janeiro de 2005 a entidade promoveu o II Simpósio de Milho Safrinha e a realização do V Simpósio do Arroz Irrigado em 19 e 20 de junho foi um acontecimento marcante no ano de 2008.
Durante boa parte de sua existência a AEARB vem contribuindo ativamente nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, Desenvolvimento Rural – CMDR e Proteção, Manejo e Conservação de Recursos Ambientais – COMPARA e, ainda, auxilia nos trabalhos técnicos realizados pela Fundação MS na região.
Nos dias 17 e 18 de junho de 2010, juntamente com o Sindicato Rural de Rio Brilhante e o Grupo para Intercâmbio de Agrotecnologia – GIATEC, a AEARB realizou o Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária, sendo destaque o alto nível das palestras o que contribui de forma relevante para difusão de tecnologias conservacionista de produção.
2010 também foi o ano do 23º TEIA, que por mais uma vez ocorreu em Rio Brilhante com a organização marcante da AEARB. Inovando, além dos jogos realizados pelos adultos, a AEARB realizou competições com distribuição de medalhas para crianças de 7 a 12 anos tornando conhecido o evento como “O TEIA da Família Agronômica”.
O ano de 2011 mal começou, mas o Registro da AEARB no CREA MS e a representação no Comitê da Bacia do Rio Ivinhema serão acontecimentos que encherão de orgulho esta associação.
Desde seu nascimento como Núcleo de Eng. Agrônomos, diversos foram os profissionais que estiveram à frente da instituição: Eng. Agr. Luis Carlos Ferreira, Eng. Agr. Natal José Marchioro, Eng. Agr. Sadi Masiero, Eng. Agr. Dirson Artur Freitag, Eng. Agr. Evandro Nogueira Barbosa, Eng. Agr. André Eidi Oku, Eng. Agr. José Raul das Neves Junior, Eng. Agr. Sergio Lemes de Oliveira, Eng. Agr. Sidenei Ambrosio Tambosi, Eng. Agr. Juliano César Joanico Soares e Eng. Agr. Paulo Roberto Neves. No entanto a AEARB contribui para desenvolvimento da sociedade Riobrilhantense com a dedicação e o trabalho de cada um de seus associados, tornando-se mais forte a cada dia que passa.