A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante, AEAEB, realizou no dia 15 de Outubro de 2.020, na sede desta Associação, uma reunião junto aos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Centro de Pesquisa Agropecuária Oeste.
Esta reunião teve como objetivo promover discussões sobre os problemas nos sistemas de produção que os engenheiros agrônomos vem observando, tanto no Município de Rio Brilhante quanto em municípios circunvizinhos, propondo pesquisas a serem realizadas por estes pesquisadores. Além destas propostas e sugestões, os engenheiros agrônomos ouviram dos pesquisadores as linhas de trabalho que os mesmos vem atuando, como no posicionamento correto de culturas de cobertura em sistemas integrados de agricultura-pecuária, formas de se fazer a descompactação do solo, métodos e manejos que contribuem para melhorar conservação do solo, o plantio de mandioca (em áreas arenosas) como alternativa de renda, entre outros assuntos. Como resultado desta reunião, ficou definido que alguns experimentos serão avaliados para serem implantados no Município de Rio Brilhante, seguindo a linha das melhores práticas conservacionistas e da otimização e aplicação dos recursos econômicos, sociais e ambientais.
A AEARB reconhece o grande trabalho que a Embrapa faz, não somente pelo Agronegócio, mas pela Sociedade. É através da Embrapa, também, que se produz mais alimentos, mais saudáveis e com preços mais competitivos. Esta Associação agradece aos pesquisadores pela participação na reunião. Estiveram presentes o pesquisador Dr. Auro Akio Otsubo, Dr. Luís Armando Zago Machado e o Dr. Rodrigo Arroyo Garcia. Por parte da AEARB, estiveram presentes os engenheiros agrônomos e membros da Diretoria, Carlos Eduardo M. Barbosa (Presidente), Sidenei A. Tambosi (Secretário), Guilherme A. Sutier (2º Secretário), além dos engenheiros agrônomos Bruno Santos Domingues (Membro da Diretoria Técnico-Científica) e o Sr. Paulo Celso Ferreira Tolentino, Consultor na área de produção de grãos.
Rio Brilhante, 16 de Outubro de 2.020.
A Diretoria.